Florianópolis,  Por aí,  Santa Catarina

De sousplat de crochê a vinho branco, os achados no Sul da Ilha de Floripa durante as férias

O tempo que tenho para relaxar durante as férias no litoral eu gosto de passar com o pé na areia. Ficar de loja em loja não é muito a minha praia. Mas floricultura e loja de utilidades para a casa são os dois estabelecimentos que podem me atrair, dependendo do que preciso no momento. E como foram duas semanas de descanso, tive tempo de sobra para ir atrás de alguns itens.

Compartilho, aqui, alguns achados e suas respectivas lojas e supermercados, concentrados na parte sul da ilha de Florianópolis, onde passei as férias.

A loja Milium – Tem de Tudo, no Campeche, é enorme e tem uma variedade incrível de utilidades domésticas. Encontrei vários itens de inox, como os prendedores para fechar embalagens. Agora não preciso pegar emprestado do varal, sem contar que os pacotes ficam todos padronizados – é bobo mas traz aquela paz interior só de olhar; um ralador pequeno para noz moscada – com recortes de corações na alça, como não levar para casa?; um ralador grande de 4 faces e um coador para os chás que faço com ervas frescas.

Na mesma loja, encontrei talheres de bambu para petiscos e pequenas tigelas de cerâmica. Uma em formato de peixe que também vai funcionar como souvenir das férias na praia.

Meu sonho é ter uma casa na praia só para decorar com temática naval. Cobrir a casa com artesanato, peixes nas paredes, conchas pra todo lado, aqueles remos coloridos feitos em madeira. Consigo visualizar tudo. Decorar mentalmente os espaços dos meus sonhos é um exercício que pratico diariamente. Vocês também?

Encontrei, também, conjuntos de saleiro e pimenteiro, um par de louça e outro de vidro reciclado, que lembram as antigas lanchonetes (no RS a gente fala “lancheria”). Em casa, usamos temperos variados para cozinhar, então esses recipientes são úteis para deixar as especiarias sempre à mão.

Lá tinha, também, tábuas de madeira, louças, fruteiras metálicas de 3 andares, Havaianas “modelo agricultor” que eu adoro, só uso essas.

A floricultura e garden center Ilha das Flores, no Campeche, tem grande variedade. Encontrei Três Marias em três opções de cores, além da planta Mil Cores, que ainda quero ter na minha casa e nunca consegui encontrar. Fui lá, na verdade, atrás de muda de Sete Copas, como é chamada no Rio Grande do Sul, ou Amendoeira como é conhecida em outros lugares do país. A árvore que marca presença em todas as praias estava em falta. E tinha uma variedade de frutíferas, dentre elas, figo roxo, que adoro. Ah, não deixe de conferir aqui a publicação que fiz sobre a Sete Copas.

O melhor álcool em gel que usei desde que o ritual de higiene das mãos contra a Covid-19 teve início. Da marca Lexun’s, a pele fica com uma textura seca e, ao mesmo tempo, suave – em detrimento de alguns que deixam a mão da gente grudenta e, com o uso, ressecada. É produzido em Criciúma, SC, e encontrei no supermercado Bistek da Praia da Armação. Devia ter trazido uma meia dúzia para presentear a família. “Estive em Santa Catarina e lembrei-me de você”. Melhor lembrancinha dos últimos tempos.

Na loja China Brasil, também no Campeche, encontrei sousplat feito em crochê com corda crua. Adoro o cheiro desse material, o mesmo das redes de deitar. Um dos tantos perfumes que me remetem à praia. Trouxe os últimos dois, mas torço para que reponham para você também conseguir montar uma mesa praiana.

A adega do supermercado Bistek, do Campeche, surpreendeu bastante. Rótulos interessantes a preços amigáveis, sobretudo no que se refere aos vinhos brancos, perfeitos para harmonizar com os peixes frescos pescados no Pântano do Sul e preparados no forninho de casa. Indico o espanhol Marinada (na faixa dos R$ 30) e o português Mundus, o das caravelas ilustradas no rótulo (R$ 27). Ah, o Marinada leva moscatel mas não é doce, pelo contrário, é bem suave.

No supermercado Fort Atacadista – ao lado da loja Milium, no Campeche – encontrei um vinagre balsâmico orgânico maravilhoso, da marca Amanhã. Os que não são orgânicos possuem muitos ingredientes nocivos à saúde. Enquanto que este tem apenas vinagre de vinho tinto orgânico, açúcar orgânico, suco de uva orgânico, extrato de ervas e corante caramelo. Produzido em Garibaldi, no Rio Grande do Sul.

Às vezes, precisamos sair da nossa terra para descobrir o que é produzido por lá.

Fotos e texto de minha autoria, Juciéli Botton, para a Casa Baunilha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *