Crônicas,  Vida e Carreira

Quanto os comentários negativos nas redes influenciam as tuas escolhas?

Isso deve acontecer com muitos de vocês também: estabelecer uma relação com um lugar antes mesmo de conhecê-lo pessoalmente. Assim aconteceu com o Z Deli. Assistimos a um programa em que o dono da rede não somente explicou sobre a origem do negócio como também mostrou como era feito o famoso pastrami. Ali teve início uma relação com o restaurante que o fez entrar para a nossa lista de lugares onde queríamos comer em São Paulo.

Pois já na cidade, procurando pelo endereço para nos programarmos para sair, vimos vários comentários negativos sobre o estabelecimento. Vários não, muitos. Que o ponto da carne vinha errado, que o atendimento não era legal, entre vários outros aspectos. Confesso que ficamos balançados pois não é um lanche que sairia por dez pilas. É um bom dinheiro investido numa refeição e ninguém quer jogar dinheiro fora. Ficou um clima de desistência no ar até que batemos o martelo: não tínhamos idealizado uma refeição e chegado até Sampa para desistirmos. Decidimos que atestaríamos por nós mesmos qual era dessa experiência. E foi maravilhosa. Não sei pra vocês mas, pra mim, considerar bom um restaurante não depende somente da comida em si mas, também, da experiência como um todo.

Eu já contei em um post anterior que sentamos no balcão, ao redor da cozinha, e tivemos um jantar muito agradável. Observamos os profissionais, o barman, conversamos com o chef que preparava um tartar com maestria, até nos deu uma provinha. Perguntei à atendente se era possível escolher o ponto da carne, ela disse que sim e veio do jeito que queríamos. A batata que pedimos veio antes dos burgers, então petiscamos primeiro. E era tão bem servida que quando estava na metade pensei em cancelar os burgers. O drink veio acompanhando a batata, e não depois que eu terminei meu prato, como em outros lugares. A atendente também explicava sobre os lanches e fazia sugestões. Muito simpática e atenciosa. O ambiente é muito acolhedor e envolvente, de luz baixa e trilha sonora ótima. Mas o que seria uma trilha sonora ótima? Aquela que não te impede de pensar, de conversar, de tão ruim e alta, que fica lá no fundo e que, ao mesmo tempo, queremos descobrir que música está tocando – lembrando que fomos na loja da Francisco Leitão, 16, no fim de novembro.

Em geral, muitas pessoas que têm boas experiências simplesmente não falam, não comentam. E quem teve uma péssima acaba esbravejando ao mundo. Ou não necessariamente teve uma péssima experiência como um todo, mas apenas algum detalhe que foi suficiente para estragar a noite, a vida. Ainda bem que não levamos em consideração os comentários negativos e fomos mesmo assim. Acabamos por ter uma noite maravilhosa. E tem muitos aspectos que o estabelecimento não controla, como a chuva e o quanto as pessoas demoram nas mesas. Então também existe a nossa responsabilidade na questão, em querer esperar ou não por uma mesa, debaixo de um pedaço de toldo, na chuva. É uma experiência que depende muito do quanto queremos viver e que só saberemos se terá valido a pena depois.

Confesso que já me deixei levar por comentários negativos nas redes e no Google, mas geralmente desconfio muito. Já é uma característica minha a vontade de criar a própria crítica sobre algo. Então, na maioria das vezes, eu vou mesmo assim a um lugar não muito bem avaliado.

E como é pra você? Os comentários do Google e das redes sociais têm influência nas tuas escolhas? Quanto? Já foi a lugares mal cotados e que surpreenderam? Conta aí nos comentários.

A foto e o texto são de minha autoria, Juciéli Botton, para a Casa Baunilha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *