RECEITAS

Cachorrinho-chique para o arraiá

É no mínimo curioso que uma avalanche de opções doces surja quando pensamos no cardápio para uma Festa Junina, em detrimento das salgadas. Na minha lista para o Arraiá em Casa já constavam o pé de moleque, o doce de abóbora, o bolo de milho e nada de uma opção salgada. É claro que o pinhão e o milho cozidos, além do amendoim torrado estariam presentes no festerê por serem tradicionais. Mas faltava um prato para, como falam na roça, encher o bucho.

Pensei no cachorrinho-quente. Passa longe da comida típica de Festa de São João mas é prático e uma delícia. A imagem dos pãezinhos de leite e o molho de tomate com as salsichas veio de forma automática. Então teve início a releitura.

Sempre preferi cachorro-quente no pão francês. A mudança de pão me fez questionar a salsicha. Então lembrei que uns conhecidos fabricam uma linguiça feita de frango e bacon. Assada na churrasqueira, então, traria o aroma da defumação para o cachorrinho. Cobrir essa maravilha com molho de tomate não seria lá muito gastronômico. Surge a ideia da maionese caseira. E dessa form um cachorro-quente emperequetado é criado: o cachorrinho-chique.

Sei que não é sempre que linguicinhas de frango com bacon caem do céu. Então escolha de acordo com a tua preferência. Vale até salsichão se tu curtir mais.

Ingredientes:

  • mini pãezinhos franceses
  • linguiça especial assada
  • maionese caseira

Para a maionese:

  • 2 ovos
  • 1/2 dente de alho
  • 1 colher (sopa) de vinagre
  • óleo – na quantidade necessária
  • sal – na quantidade necessária

Mão na massa:

  • Pão comprado, linguiça assada, agora é só fazer a maionese: no liquidificador, coloque os dois ovos inteiros, o vinagre, o sal e o alho. Quando começar a virar o fio de óleo, ligue o liquidificador e deixe o fio caindo suavemente até atingir o ponto de maionese e a quantidade de que você precisa.

Montagem:

  1. Fatie a linguiça e corte os pães em apenas uma lateral;
  2. Leve ambos ao forno por poucos minutos (o suficiente para servir quentinho);
  3. Espalhe a maionese no pão e recheie com as fatias de linguiça.

Dica: o Quentão de Pinga que fiz para o Arraiá em Casa harmonizou de forma incrível com esse cachorrinho. Confira a receita clicando aqui.

Fotos e texto de minha autoria, Juciéli Botton, para a Casa Baunilha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *